Nossa História

O sonho tornou-se realidade

Toda vez que um grupo de professores se reúne para um happy hour, uma escola é criada. Quando o papo termina e chega a hora de voltar para casa, o sonho de construir essa escola se esvai.

Mas, no final de 92 foi diferente. Após um churrasco de formatura, o pessoal combinou uma nova reunião para discutir a tal escola.

Um dia qualquer de março de 93, recebi um telefonema: a tal reunião aconteceria numa quinta-feira. Começou-se a delinear o grupo: eu (Paulo Braga), Bataglia, Cacaio, Valdir, Zebu, Tatu e outros amigos. O Chico e o Omar vieram depois. As reuniões continuaram a acontecer sempre às quintas-feiras no mesmo lugar e a escola começava a tomar forma.

fudadores
alunos

O início com o curso semi-extensivo

Inicialmente seria um curso de apoio, tipo 'pronto-socorro', mas acabamos decidindo pela criação de um cursinho (curso pré-vestibular).

O tempo foi passando e a escola estava só no papel. Pensamos, enquanto não tiver um endereço a escola será só um sonho. Vamos à luta, onde será a nossa escola?

Depois de muito procurar, resolvemos alugar um imóvel, acanhado e de localização difícil, nas proximidades do Mercado Municipal de São Carlos. Mas, diante da opinião de amigos e depois de analisar com mais calma, vimos que ainda não seria o lugar perfeito.

A localização perfeita

No caminho que eu fazia da UFSCar para minha casa, sempre passava pela rua XV de Novembro, em frente à galeria Casa Grande e via um pequeno cartaz no vidro do andar superior: ALUGA-SE. Sempre achei que as salas deveriam ser muito pequenas e o aluguel muito alto, pela arquitetura imponente do prédio.

Mas, numa quinta-feira, dia de reunião, resolvi parar. Parei, olhei e gostei do vi. Informei ao grupo, que após nossa reunião saiu para ver o prédio, enquanto fui dar aula na Unicamp. No dia seguinte, fui informado que já tínhamos praticamente alugado o imóvel.

Em 1993, começamos a funcionar com um curso semi-extensivo. Nascia, assim, o Collegium Sapiens.

Paulo Sérgio Braga de Sousa

predio
1993

Início do Sapiens

A Escola foi criada por um grupo de professores, em São Carlos. As primeiras turmas foram de cursos pré-vestibulares e ocupavam o prédio onde hoje funciona o Ensino Fundamental.

1994

Ensino Médio

Uma portaria do Ministério da Educação autorizou a abertura das turmas de Ensino Médio (antigo segundo grau) e desencadeou o processo de crescimento da Escola.

1996

Unidade Araraquara

Com os bons resultados alcançados em São Carlos, o Sapiens iniciou suas atividades com turmas de Ensino Médio na cidade Araraquara.

1997

Parcerias

Visando estabelecer um projeto de ensino mais amplo, foram iniciadas as parcerias. Em São Carlos, com a Escola de Educação Infantil Pequerruchos. Em Araraquara, com a Escola Fantasia (Infantil e Fundamental I).

1998

Novo Prédio

Após a decisão de implantar o Ensino Fundamental em São Carlos, foi iniciado o processo de ampliação do espaço, com um novo prédio para o Ensino Médio.

1999

Ensino Fundamental

Foram criadas as turmas de 1ª a 8ª séries em São Carlos e o Ensino Médio passou a ocupar o então novo prédio (atual Unidade de Ensino Médio).

2003

Educação Básica

Para contemplar todo ciclo da Educação básica em ambas as cidades, foram criadas as turmas de Ensino Fundamental II na Unidade Sapiens Araraquara.

2007

Quadras Esportivas

Ao longo dos anos de existência, o Sapiens sempre buscou modernizar suas instalações. Em 2007, foram instaladas as quadras esportivas, tanto em São Carlos quanto em Araraquara.

2011

Educação Infantil

Após longos anos de parceria com a então Escola de Educação Infantil Pequerruchos, o Sapiens realizou a fusão entre as Escolas. Surgiu o Sapiens Educação Infantil, em São Carlos.

2015

Área Convivência

Para atender a crescente demanda por atividades complementares ao ensino regular, o prédio com saída para a Rua Dr. Carlos Botelho (São Carlos) foi anexado à Escola para a criação da 'Área Convivência'.