Notícias
img
20/09/2019
Engajados no Dia Mundial da Limpeza
Alunos do 7º ano participam de ação global em São Carlos

Uma das maiores ações civis em âmbito global contra o lixo, o World Cleanup Day ( Dia Mundial da Limpeza), acontecerá este ano, no próximo dia 21 de setembro (sábado) e deve envolver cerca de 17 milhões de pessoas em 158 países.

De acordo com Heidi Solba, líder da equipe de network do Movimento Let’s do it!, organização idealizadora e organizadora da ação, esses eventos de limpeza são poderosos no sentido de criar uma mudança imediata e ao mesmo tempo introduzir a reflexão sobre a questão da má gestão do lixo e inspirar políticos, empresas e comunidades a implementar passos em direção a uma mudança duradoura.

A chefe de comunicação do Movimento Let’s do it!, Tiina Urm, explica que a ação de limpeza é um grande passo no sentido de conscientizar e buscar alternativas para a gestão do lixo nas cidades, mas o desafio está longe de terminar.

“Precisamos de mais consciência e mais pressão sobre todas as partes capazes de impactar a maneira como projetamos, produzimos, consumimos e reciclamos nossos produtos. O problema é global e, portanto, a solução precisa de esforço global. É por isso que precisamos construir o momento juntos, não separadamente”, disse Urm.

Diante desta mobilização de dimensões globais, o Collegium Sapiens, ciente da necessidade de se trabalhar no âmbito das micro ações, sobretudo com a introdução de uma cultura de novas práticas relativas à gestão do lixo desde no processo de formação e educação de crianças e adolescentes, reuniu os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da unidade São Carlos, para aderir ao movimento.

A ideia é promover a mobilização destes alunos na limpeza do entorno. Em conjunto com equipe pedagógica, eles serão os protagonistas nesta ação educativa sobre o meio ambiente. O trabalho começou nesta sexta, dia 19 de setembro, quando realizaram a coleta de resíduos sólidos urbanos na Praça da XV e imediações do observatório da USP de São Carlos.
O principal objetivo desta ação educativa é promover a conscientização a respeito da participação do cidadão nos cuidados com o espaço em que vive, por isso o trabalho não para por aí e promete ser uma mudança de atitude para toda a vida.