A entrada no universo das aulas online criou novas rotinas, modos de fazer e com eles, muitas dúvidas sobre esse formato de educação que se tornou um imperativo em tempos pandêmicos. Um dos questionamentos mais frequentes diz respeito ao tempo de duração das aulas mediadas pela tecnologia digital. Em parte, por conta da inevitável comparação com o tempo das aulas presenciais que costuma ser maior.
A maioria dos especialistas em tecnologias educacionais é categórica em apontar o equívoco da conversão imediata que tendemos a fazer. Para eles, é normal pensarmos, num primeiro momento, que as aulas online devem ser uma mera transposição do presencial para o ambiente digital, mas na prática, não é bem assim.
Existem especificidades de um ambiente para o outro, o que faz com que seja necessário mudar a maneira como se prepara uma aula, já que o modo como os alunos a receberão será diferente. Isso tem a ver com as tecnologias empregadas, mas também com nossas capacidades perceptivas e cognitivas que são acionadas de forma diferente pelos estímulos eletrônicos que surgem ininterruptamente sob a forma sequencial de luzes, sons e cores.
Condições ambientais como espaço da casa e interferências externas, além do contexto histórico-social de restrição e tensão pelo qual estamos passando, também são fatores que incidem sobre a equação que determina o tempo ideal de duração dessas aulas.
É preciso ainda ter em mente o tempo de atenção dos alunos em cada idade e a recomendação de tempo máximo para exposição às telas em cada nível, tendo em vista que devido à necessidade de isolamento social, muitas vezes eles acabam passando a maior parte do dia entre o videogame e a televisão.
Para os alunos da Educação Infantil, por exemplo, o tempo máximo diário de exposição às telas é de 90 minutos e o tempo de atenção é de 3 a 5 minutos, enquanto que para os alunos do Ensino Médio, o tempo máximo diário é de 270 minutos e o de atenção é de 45 minutos, de acordo com estudos da equipe da Illinois State Board of Education
Outro ponto a ser observado é que, por ser mais concentrada que a aula presencial, as aulas online demandam muito mais esforço de preparação por parte dos professores que precisam dedicar mais horas diárias na tarefa, fato que acaba por demandar atenção por parte dos gestores para que estes não entrem em estado de estafa ao longo do ciclo.
Nas aulas online o importante a ser considerado, não é o tempo de duração de cada aula, mas se a aula perpassou os níveis conceitual, atitudinal e procedimental do processo de aprendizagem, ou seja, se o aluno recebeu os conteúdos conceituais e se a forma com que a aula foi dada o levou a repensar suas práticas cotidianas e a agir de maneira diferente sobre determinado assunto. No caso dessas três etapas terem sido cumpridas, a aula online certamente atingiu os seus objetivos.